Páginas Novas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Imperialismo europeu na África (matéria jornalística) (P. 40 e 41 UNO)

Zâmbia...

Localização básica...


Zâmbia é um pais africanolimitado ao norte pela RD do Congo e Tânzania, ao leste pelo Malawi, ao sul por moçanbique, Zimbábue, e pela Nâmbia e a oeste por Ângola.

Notícia...

A região da Zâmbia recebia influencias do ocidente no século XIX (19), quando chegaram os missinários e exploradores britânicos.
Esses mesmos exploradores fizeram expedições por esse grande territótio em busca de minério, e os encontraram,ali em 1888 foram formadas as colônias britânicas. Rodésia do Norte e Rodésia do Sul.
Depois de quase um século as duas se fundiram com outra colonia britânica, Niassalandia (atual Malawi).
Uma decada depois eles se dissolveram e a Rodésia do Norte virou a aual Zâmbia.Que logo ficou com a presidência de Kenneth Kaunda.
Mesmo assim as tensãoes economicas eram muito grandes e não foram resolvidas muito bem até os dias atuais.

(março de 2010)


Imperialismo europeu na África (matéria jornalística) (P. 40 e 41 UNO)

Níger...

Localização básica...


O Níger é limitado ao norte pela Argélia e Libia, Leste pelo Chade, Sul pela Nigéria e Benin e ao oeste pelo Mali e pelo Burkina Faso.

Notícia...

Há muito tempo entre os séculos X (10) e XIX (19), foi feito o reino de Hausa, ele controlava as partes mais férteis do territorio (sul). Tudo decaiu no século XVII, por causa das "conquistas européias".

Em meados de 1800 havia acabado a colonização francesa e então o Níger foi integrado a África Ocidental Francesa até 1958. Em 1960 eles conseguiram sua independência.

Hamani Diori foi o primeiro presidente do pais e seus mandatos foram moderados.
Em 1993 foi feita a constituição e começaram as eleições livres. Em 1996 ouve um golpe militar que suspendeu a Constituição.

Agora pouco o poder retornou as mãos dos civis com a atual situação do país já malhor.

( Janeiro de 2000 )

Imagens página 13 (apostila UNO )

Imagem 1





A figura 1,mostra a cidade de Essen, na Alemanha. Mostrada em 1829 antes da revolução industrial,. a cidade era menos moderna, com pequenas tecnologias e havia muito mais áreas verdes.

Imagem 2




A figura 2 mostra a mesma cidade em 1867, depois darevolução industrial, a cidade desenvolveu-se com grandes tecnologias e o espaço verde diminuiu significamente.

Segunda Revolução Industrial


Com o desenvolvimento efetivo da atividade industrial em diversas partes do mundo, os donos dos meios de produção e capitais começaram a direcionar recursos financeiros para o desvendamento e criação de novas tecnologias como procedimentos produtivos, máquinas, equipamentos entre outros, todos com intuito de acelerar a produtividade e automaticamente os percentuais de lucros. Desse modo, grande parte dos avanços tecnológicos foi derivada de pesquisas científicas que são realizadas para o aperfeiçoamento industrial.

Esse processo é contínuo, pois constantemente busca novos materiais, novas tecnologias e métodos de produção com o objetivo de ampliar as margens de lucros. O período que mais marcou os avanços tecnológicos foi entre o final do século XIX até meados do século XX, quando o mundo vivenciou uma série de avanços na tecnologia, medicina entre outros. Os fatos de maior destaque, assim com na Primeira Revolução Industrial, foi em relação a inventos e descobertas, dessa vez o que impulsionou foi, sem dúvida, o petróleo, o motor a combustão, utilização do aço e o uso da força das águas na geração de energia elétrica.

O conjunto de novidades tecnológicas favoreceu uma flexibilização produtiva na atividade industrial, posicionando países que lideram o processo de industrialização como algumas nações européias, além dos Estados Unidos e Japão que ingressaram na Segunda Revolução Industrial.

A Segunda Revolução Industrial focalizou a produção no seguimento de indústrias de grande porte (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, transporte ferroviário e naval). Essa etapa da indústria mundial produziu profundas modificações no contexto do espaço geográfico no qual essa revolução foi desenvolvida. As revoluções industriais são processos que estão ligados diretamente aos avanços tecnológicos que determinam o sucesso de cada uma delas.