Páginas Novas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Imigração para o Brasil (entrevista)

Entrevistada: Paula Maria Botassi (filha de um imigrante italiano)

Entrevistadora:
Ana Letícia

Série: 9ºB

Perguntas:


Da onde veio?

- 3/4 de nossa ascendência veio da Itália. 1/4 veio da Polônia

Por quais motivos veio pro Brasil?

- Os avôs paternos pela promessa de terras cultiváveis e novo rumo na vida. Os avós por parte do pai do meu pai veio a trabalho contratados pelo Matarazzo, porque aqui havia tudo por fazer. Para os avôs que realmente vieram como imigrantes, eles haviam perdido tudo em uma enchente e praticamente vieram pobres iludidos por promessas mentirosas.

As qualidades de trabalho eram tão boas quanto esperavam?

- A qualidade de trabalho era substituir os escravos que tinham sido libertados. Naquela época os donos de terras tinham perdido grande parte de sua mão de obra e o governo estava incentivando a vinda de estrangeiros, principalmente europeus que em sua maioria eram italianos, portugueses e espanhóis. Uma pequena e leve em comparação com este são de alemães e outros entre os quais os poloneses que se estabeleceram no sul do país.

Eles tinham alguma idéia de que de trazer imigrantes para trabalhar no Brasil partiu puramente da vontade de fazer um Brasil completamente de brancos?

- Não! Nunca! Já havia um grande número de negros e seus descendentes, e ao contrário dos americanos do norte, procuraram se integrar como cidadãos normais neste país. Não se pode negar uma discriminação contra os negros, que ainda hoje perdura; mas se havia uma intenção de fazer do Brasil um país de brancos, era restrita a área do governo e os imigrantes nem sabiam disso.

Eles notaram a grande diferença climática?

- Eles estranharam bastante o clima, é muito quente.

Onde trabalhavam? Por quantas horas por dia? Eles ganhavam salários dignos?

- Isto é difícil de responder. Imagine você desembarcar numa ilha sem nada pronto, e com um patrão que exigia muito e pagava nada, que é o que faziam muitos dos fazendeiros. Grande parte dos imigrantes ao chegarem ao Brasil, foram embarcados em trens para irem trabalhar em propriedades agrícolas no interior dos estados do sudeste e sul. Eles não tinham nem camas para dormir. Trabalhavam o dia inteiro de sol a sol e ganhavam insuficiente para pagar a própria alimentação e vestimenta.

- Mais alguma pergunta?

Eu acho que é só isso obrigada

- Obrigada eu.

FIM